top of page

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Atualizado: 25 de mai. de 2020

Quem são os responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem?

Os Alunos? Os professores? Os Pais? O governo ou a sociedade?

É necessário fazer uma reflexão mais profunda antes de apontar dedos!

As dificuldades de aprendizagem incluem fatores muito complexos, para ter apenas um culpado.

Na verdade, não existe um único caminho a ser seguido se trata de educação.

Muitos professores por não terem sido instruídos adequadamente para atuarem nos diversos contextos educacionais, não conseguem exercer a profissão docente na sua forma mais simples e efetiva.

O professor precisa oferecer ao aluno, atividades que busquem fazer com que ele possa pensar e raciocinar a respeito do conteúdo trabalhado.

Muitos professores tem o costume de pedir aos seus alunos para realizarem pesquisas, referentes aos conteúdos escolares que não conseguem acrescentar no processo de ensino aprendizado.

Observe os enunciados abaixo.

a) Faça uma pesquisa sobre as mulheres no período da idade média.

b) Faça uma pesquisa sobre as principais dificuldades das mulheres no período da idade média.

Veja a diferença!

A atividade “a”, foi proposta por um professor a seus alunos. Nesse contexto, o aluno vai entender que só precisará fazer uma pesquisa, ou seja, “Copiar e colar”, e então não haverá de fato nenhum aprendizado construtivo nessa atividade.

Já no enunciado da atividade “b”, o aluno foi provocado a fazer uma reflexão, uma busca por interpretar o texto desenvolvendo o pensamento crítico.

Percebe-se que o conteúdo é o mesmo, “Mulheres na idade média”, o que faz diferença é a capacidade que a atividade traz de raciocínio, e a busca por solucionar um problema.

*Ainda é muito comum responsabilizar o aluno pelo seu fracasso escolar, esquecendo-se de fato que ele é um indivíduo em construção, e, portanto, não possui consciência de que possa estar se negligenciando, quando se recusa a realizar alguma tarefa de forma completa.

Por isso, quando um aluno do terceiro ano do Ensino Médio diz que não tem confiança para realizar as questões do “Enem”, é algo muito preocupante, pois é esperado que esse aluno estivesse confiante para realizar uma prova, no qual, se preparou durante toda a sua vida. O fato é que a falta de confiança desse estudante é resultado do acúmulo de dificuldades de aprendizagem, que ele carregou consigo ao longo da vida escolar.


Geralmente ocorre da seguinte maneira:

  • Não consegue aprender os conteúdos do Ensino Médio, porque não se preparou de forma adequada no ensino fundamental II.

  • Não consegue se desenvolver de forma efetiva no fundamental II, porque teve prejuízos durante o fundamental I e no processo de alfabetização.


ISSO SE TORNA UM CICLO VICIOSO DE OMISSÃO DA APRENDIZAGEM!

Os Pais que muitas vezes não tem tempo, ou não possuem as habilidades docentes necessárias para ajudar os seus filhos, se sentem impotentes mediante esse cenário.

Por isso é importante se informar, buscar ajuda de profissionais especializados em reforço escolar, faz toda a diferença na vida escolar do estudante, pois independente de qual for a origem do problema, o fato é que ele precisa ser solucionado da melhor forma possível.



Posts recentes

Ver tudo
BLOG VÍCIOS ADOLESCENTES
bottom of page