top of page

A PSICOTERAPIA INFANTIL

Atualizado: 9 de jun. de 2020

Qual o objetivo da Psicoterapia Infantil?


Com o objetivo de amparar pais e filhos, a psicoterapia infantil auxilia crianças e adultos com dificuldades comportamentais e demandas no sistema familiar.


A prevenção de conflitos logo na infância, é fundamental para que o desenvolvimento da criança se construa pautado em valores familiares em conjunto com o equilíbrio das emoções. Dessa forma, o cuidado com a saúde emocional logo na infância deve ser pautado em compreender e desenvolver meios para que a criança possa aprender a lidar com as próprias emoções e se desenvolver no mundo a sua volta.

Como identificar se meu filho precisa desse cuidado?

Surgem algumas mudanças no comportamento da criança em razão do desenvolvimento coletivo e social, por diversos motivos, dentre eles podemos citar.

  • Baixo rendimento escolar.

  • Comportamentos agressivos.

  • Hiperatividade ou timidez em excesso.

  • Dificuldade de seguir regras.

  • Falta de autoestima por diversos motivos, ganho de peso.

  • Luto familiar.

  • Dificuldade de interação com outras crianças ou com os próprios familiares.

A criança não transmite suas emoções da mesma forma que os adultos, por isso, a psicoterapia infantil possui uma metodologia apropriada para que a criança consiga expressar suas emoções. Através de brincadeiras, jogos, desenhos e outras técnicas apropriadas para cada idade, ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e eventos traumatizantes.


Para que o tratamento tenha maior eficácia, o contato com a escola e a família, devem ocorrer de forma contínua. Por meio deste cuidado e dessa rede de apoio, as crianças se sentem tranquilas e confiantes para estabelecer novos caminhos com mais autoestima e confiança em si mesmas.


No momento em que os pais perceberem que o filho ou a filha precisa de maior cuidado e atenção, é muito importante procurar ajuda logo, pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores serão os resultados. Cuidar da saúde mental das crianças é exercer também a função de prevenção da saúde mental do adolescente, evitando assim, problemas emocionais futuros.




Posts recentes

Ver tudo
BLOG VÍCIOS ADOLESCENTES
bottom of page