top of page

PRIMEIRO RELACIONAMENTO

Atualizado: 25 de mai. de 2020

Seu filho chega em casa e diz que está namorando!


Se seu filho decidiu ter um relacionamento amoroso, mesmo que na sua visão seja algo muito precoce para começar a fazer parte da vida dele, saiba que, o ideal é nunca dizer “não”!

O namoro na adolescência é uma etapa emocional muito marcante, é preciso entender que essas emoções fazem parte da vida do adolescente. É durante esse período que eles desenvolvem grande entusiasmo e alegria pela vida, contribuindo para a construção de sua personalidade, além de alimentar a autoestima.

Assim, mesmo que a princípio seja uma experiência desconfortável para os pais, o melhor a fazer é apoiar e aconselhar e nunca dizer “não” !

A orientação equilibrada entre liberdade e limites, não é uma tarefa fácil, exigindo portanto, muita tranquilidade para abordar assuntos tão complexos. No entanto, é muito importante que seu filho compreenda que pode contar com você para dividir as dúvidas, angústias e preocupações.


Ações práticas para o diálogo:


  • Fale a respeito de limites, ter uma conversa aberta é sempre o melhor caminho para compreender o que está se passando na cabeça do seu filho.

  • Expresse quais são os valores da sua família, mas lembre-se, que os valores mudam de uma geração para a outra, e por isso você deve sempre adequá-los aos dos dias atuais.

  • Respeite o limite da conversa, faça com que ele se abra e confie em você.

  • Conte um pouco sobre a sua adolescência e suas experiências.

  • Entenda que a descoberta da sexualidade é normal, e que esse assunto precisa ser abordado para esclarecer as dúvidas.

O namoro é algo muito natural, e pode ser a base que você precisa para melhorar a comunicação com o seu filho. Por mais que seja complicado impor limites, quando se trata de lidar com as emoções dos adolescentes, o fato é que eles possuem muitas dúvidas, até porque essas emoções estão se manifestando pela primeira vez, então é natural que seu filho não saiba lidar com elas. Procure fazer o máximo que puder para estar sempre perto, assim, quando ele precisar sempre saberá que você estará lá para ajuda-lo.


Posts recentes

Ver tudo
BLOG VÍCIOS ADOLESCENTES
bottom of page