top of page

ANSIEDADE NA VIDA ESCOLAR

Atualizado: 10 de jun. de 2020

A ansiedade é uma combinação de sentimentos e frustrações que aparecem em todas as fases da vida, é uma resposta natural do organismo humano a alguns fatores vivenciados no dia a dia.

No entanto, níveis elevados de ansiedade podem provocar enormes prejuízos, principalmente no meio escolar.

Torna-se cada vez mais comum nas escolas, casos de alunos com transtorno de ansiedade. Em se tratando do contexto educacional, diversos fatores podem desencadear esses transtornos.

Os transtornos de ansiedade podem ser classificados como:

Sentimento desagradável de medo e de preocupação excessiva que causam desconforto, angústia, impaciência, fobia, entre outros.


Fatores que agravam a ansiedade nos estudantes.

  • Mudança de uma escola para a outra: possibilidade de conseguir boas notas, expectativas de fazer ou não novos amigos.

  • Conflitos familiares: a maneira com que os pais se relacionam com os filhos, e as estratégias comunicativas educacionais excessivas, levam o estudante a buscar estratégias para evitar o contato com aquilo que lhe causa medo e temor.

A ansiedade pode prejudicar o aluno em vários aspectos e pode desencadear consequências graves.

Veja a seguir alguns problemas que podem ser desencadeados pela ansiedade excessiva:


Dificuldade de aprendizagem: Alunos com transtornos de ansiedade, geralmente, apresentam dificuldade para se concentrar no conteúdo escolar e possuem dificuldades para assimilar as informações ditas pelo professor, o que acaba provocando os famosos “brancos” na hora das provas.

Além disso, sentimentos negativos podem tomar conta desses alunos, e se transformarem em fobias graves que podem dificultar muito o aprendizado, e com isso, o estudante pode acabar não atingindo os resultados esperados, o que pode levá-lo a desistir de realizar alguma atividade ou prova.

Isolamento social: Muitas pessoas que apresentam transtornos de ansiedade mostram-se “solitárias” nas escolas. A chamada ansiedade social, na qual o indivíduo teme sentir-se envergonhado, faz com que o aluno evite ser foco de atenções e se expor, o que prejudica muito o seu desenvolvimento.


Principais queixas dos adolescentes!

Mesmo não tendo experiência de vida para conseguir lidar com as próprias emoções, os adolescentes costumam conversar e procurar ajuda entre eles, ou seja, com outros adolescentes que estejam passando pelo mesmo problema. É muito comum eles interagirem em grupos de aplicativos e redes sociais, expondo e conversando a respeito das dificuldades que estão enfrentando naquele momento.


Algumas queixas são muito parecidas, como por exemplo as relacionadas com a ansiedade

Timidez excessiva e medo: que não permitem a interação social na escola.

Sofrerem bullying por ser: magra demais, gorda demais, alta demais, baixinha demais.... demais para a visão do outro que está em sua volta.

Para vencer o bullying é necessário ter autoconhecimento.

É fundamental, portanto, que pessoas que apresentam sintomas graves de ansiedade procurem ajuda médica para avaliar um possível transtorno. Após identificar o problema, é necessário iniciar, rapidamente o tratamento para evitar maiores danos.

O trabalho da escola é uma extensão que complementa e estimula uma vida emocional mais saudável e produtiva. É necessário ter uma rede de apoio, família, amigos e professores que possam amparar nesse momento.


Os transtornos de ansiedade podem trazer grandes prejuízos à criança e ao adolescente, portanto, deve-se dar a devida atenção e tratamento adequado o mais cedo possível. O tratamento geralmente é realizado com o uso de medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra em conjunto com o acompanhamento psicológico. Hábitos de vida saudáveis, e técnicas de relaxamento como a meditação, também podem ajudar muito a obter sucesso no tratamento.


É fundamental ressaltar que a ansiedade por si só não é boa ou ruim. A ansiedade faz parte do processo de desenvolvimento humano, não pode ser abordada somente pelo seu caráter negativo, pois se controlada da forma correta, pode trazer benefícios como:

  • Proatividade e organização

  • Definição de metas

  • Entusiasmo de ir sempre mais além e conquistar os objetivos da vida.


Posts recentes

Ver tudo
BLOG VÍCIOS ADOLESCENTES
bottom of page