top of page

OS ESTUDOS DURANTE A PANDEMIA

Atualizado: 11 de jun. de 2021

De uma hora para outra, o mundo foi pego de surpresa, e a educação que sempre foi apresentada em sua forma mais tradicional, no qual, o professor ensina presencialmente para um grupo de alunos, organizados em carteiras enfileiradas. No entanto, de repente tudo mudou, pais, alunos e professores se viram obrigados a se "reinventar", para que os alunos não tivessem grandes prejuízos de aprendizagem. Foi necessário estudar de forma remota, longe dos colegas de turma e dos professores, e com maior volume de conteúdo online, nesse cenário confuso, muitas famílias buscaram alternativas para que os estudantes continuassem evoluindo.

E com isso, os pais tiveram que aprender a acompanhar mais de perto, a grade de estudos dos filhos. Foi necessário organizar um espaço físico com computador, dedicado aos estudos, para que o aluno pudesse assistir às aulas online e fazer suas lições, assim como, se comunicar com o professor sem interrupções externas. Um dado preocupante, é quando o aluno assiste a vídeo aula, mais nem sempre, consegue aprender de fato o conteúdo! Pois é muito difícil adquirir autonomia e disciplina para estudar sozinho, ser “Autodidata” é algo complicado, é uma questão muito individual. Pois bem, a partir de tudo isso, fica para os pais a grande pergunta a ser debatida.

E se meu filho não conseguir aprender os conteúdos sozinho? O que poderei fazer para que ele consiga de fato aprender os conteúdos escolares? O debate é longo, já que, não se pode prever quando tudo isso vai acabar. Mas aqui vai uma dica simples e muito eficaz!


Instrua o estudante a fazer uma pequena LISTA, ou ajude-o caso seja uma criança.


  • Procure anotar as dúvidas na lista, separadas por conteúdo, ou por área do conhecimento!

  • Pesquise a respeito do conteúdo, e elabore perguntas.

  • Oriente seu filho para dialogar com os colegas de turma, e se possível, que eles façam a lista de perguntas sobre o conteúdo de forma conjunta, e envie ao seu professor para que ele possa compreender melhor, qual é a real dificuldade naquele conteúdo.

O processo de ensino aprendizagem acontece de forma singular, e por isso, cada indivíduo pode manifestar dificuldades em diferentes pontos do mesmo conteúdo. Estar ciente de que esse período será bastante complicado para todos, traz conforto, e nos uni enquanto sociedade.

Portanto é muito importante que vocês pais, quando sentirem necessidade de ajuda externa, procurem atendimento educacional especializado, como o REFORÇO ESCOLAR!

Todos esses cuidados podem garantir que o processo de construção do conhecimento seja inserido de forma sólida e continua.


Posts recentes

Ver tudo
BLOG VÍCIOS ADOLESCENTES
bottom of page